Tecnologia do Blogger.


Escuta Essa: 31 histórias para ler e ouvir!

“A música é libertadora”. Com essas palavras, o autor Milan Kundera define o poder universal dessa arte que trilha a nossa vida desde o berço. Dizem que estamos musicalmente “antenados” desde o nascimento: um recém-nascido é capaz de reagir à entonação e um bebê perto dos seis meses de idade já identifica notas erradas. Não dá pra negar, música é comunicação. Ela transmite sentimentos, sensações e ideias. 

A minha paixão vem daí: das vozes familiares, das canções de ninar, da escola de musicalização (lá pelos 3 anos), da descoberta de artistas ao longo do tempo e, principalmente, pela criatividade das letras das canções. Acho fascinante a ideia de desvendar os segredos das palavras e a possibilidade de tentar criar uma intimidade com seus versos. Afinal, elas são um portal para sensibilizar, instigar e provocar a reflexão ao exaltar diálogos, conflitos e tensões que podem ser vividos por todos nós. Acredito que música é coração, é alma exposta. E que a nossa vida, assim como os filmes, além de uma boa história, precisa também de uma boa trilha sonora. 

Mas, você já pensou em percorrer o caminho inverso e criar uma história a partir de uma canção? O pessoal do “Escuta Essa” colocou em prática essa ideia em um projeto que abraça música e literatura. O resultado é um e-book dinâmico que mais parece uma viagem sensorial – envolvendo textos, músicas, imagens e um cortejo de novos significados.  

(Foto: reprodução)

Realizado de forma colaborativa, a partir de um grupo de debate no Facebook, o “Escuta Essa” reuniu quase 60 pessoas, entre autores e ilustradores, para criar uma coletânea composta por 31 contos inspirados em 31 faixas da atual música brasileira. São várias visões (e estilos) em prol de homenagear a obra de seus contemporâneos e, com isso, perpetuá-las em um novo formato.

Tulipa Ruiz, SILVA, Vanguart, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Cambriana, Clarice Falcão e muitos outros artistas serviram de base para a produção de histórias e ilustrações que você pode conferir gratuitamente para visualização e/ou download aqui. A versão impressa acaba de sair do forno por meio de um crowdfunding para os apoiadores dessa aventura. Nela, os leitores ganham de bônus uma nova canção/conto exclusiva.

(Ilustração/reprodução: Adriana Malaquias do Amaral - "O Velho John Dizia", Phill Veras) 

Ficou curioso? Então, dá uma espiada na lista de músicas que inspiraram o projeto:

Me Trai Comigo – Gram
Mi Vida Eres Tu – Vanguart
Recém – Hidrocor
Long Plays – Pública
Perfume Solto – Quarto Negro
Às Vezes – Tulipa Ruiz
Nostalgia – Vivendo do Ócio
Maria Augusta – Apanhador Só
De Onde Vem a Calma – Los Hermanos
Trabalhos Carnívoros – Gui Amabis
Vânia – Banda Uó
Canção Pra Você Viver Mais – Pato Fu
Ela – Garotas Suecas
Concorra a Um Carro – Mundo Livre S/A
Rua A – Graveola e o Lixo Polifônico
Magic Travel – Black Drawing Chalks
A Visita – SILVA
Eu Sempre Esqueço – Tópaz
Capitão Romance – A Banda Mais Bonita da Cidade
8º Andar – Clarice Falcão
The Sad Facts – Cambriana
Não Vou Te Deixar, Por Enquanto – Pélico )
Ensaios Sobre a Poligamia – Violins
O Velho John Dizia – Phill Veras
Açúcar ou Adoçante – Cícero
O Basset Azul – Video Hits
O Passado – Ludov
Spam do Amor – Ecos Falsos
Insensatez – Fernanda Takai
Por Que Nós? – Marcelo Jeneci
Mapa-Mundi – Thiago Pethit

Emily Antonetti

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota