Tecnologia do Blogger.


"The Help": Um olhar cômico e sagaz para os problemas sociais (década de 60)



O filme tem o figurino do musical Hairspray, mas usado de forma mais natural. Embora tenha uma protagonista, as personagens secundárias tem papel tão importante quanto a principal. A fotografia é impecável. A situação retratada, mesmo sendo um assunto denso, ganha leveza com cenas cômicas, personagens carismáticas e humor. Estou falando do filme “The Help”, que em português traduziram para “Histórias Cruzadas”.

Baseado no romance de mesmo nome, escrito por Kathryn Stockett, a história se passa na cidade Jackson, no Mississipi. A época retratada é a década de 60, quando os Estados Unidos passava pela “era dos Direitos civis”. Ou seja, ainda havia uma grande desigualdade entre brancos e negros (no filme, inclusive, mostra que as empregadas “de cor” tinham que usar um banheiro separado do lado de fora da casa), mas algumas pessoas começavam a se posicionar contra isto.




Uma delas é a jovem Eugenia Skeeter, branca, de família tradicional, mas que ao invés de arrumar um marido, formou-se em jornalismo e conseguiu um emprego. Mas este trabalho era responder cartas com dúvidas sobre limpeza das leitoras. Mas Skeeter queria ir para Nova York trabalhar em um grande jornal. Para isto, ela precisava de um projeto significativo. Então, com a ajuda de Aibileen e Minny, duas empregadas negras, começou a escrever um livro.




Mas o filme vai muito além do roteiro linear. É um filme que, ao mesmo tempo em que lágrimas escorrem pelos olhos, risadas ecoam pela casa. Uma comédia e drama social com personagens de todos os tipos, sendo que os estereótipos de “bom” e “mal” não dependem da cor das pessoas.



Se você está em casa sem fazer nada agora, recomendo que assista este filme. Eu não vejo a hora de terminar meu plantão e ir pra casa assistir de novo. Muito sério.

Veja o trailer aqui:




Stéfanie Medeiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota