Tecnologia do Blogger.


O Xangô de Baker Street de Jô Soares


O Xangô de Baker Street foi o primeiro livro que li do Jô Soares. De cara o que me chamou a atenção é que a história enveredava por um enredo que contem uma paixão antiga: Sherlock Holmes. Adoro livros, filmes e séries sobre o personagem britânico. E a mistura de Jô e Sherlock foi o suficiente para me fazer ler esse livro, que seria um dos meu favoritos na adolescência.

A ideia básica do livro é muito interessante: nos finais do século XIX cruzam-se no Brasil famosas personagens reais com outras de ficção mas já consagradas pela literatura: Sherlock Holmes e o seu inseparável Watson deslocam-se ao Brasil, por solicitação do Imperador D. Pedro II para investigar o estranho caso de um Stradivárius desaparecido e que o velho Rei tinha oferecido em segredo a uma das suas amantes. O pior é que o ladrão é também um horrível assassino de mulheres e Sherlock terá de desvendar todos os mistérios.

A aqui escrita é bem cativante, o gênero escolhido atrai minha curiosidade e a forma de conduzir a trama é bem elaborada, envolvendo elementos ingleses com uma brasilidade espontânea.

Outra característica que me causa grande interesse por esse livro e de outros de Jô Soares é a construção que ele costuma introduzir e conduzir personagens verídicos e outros criados. Existem pontuações históricas relevantes acompanhadas de envolvidos nada reais, mas que possuem consistência verossímeis.

O enredo é enriquecido com a descrição do Rio de Janeiro daquela época, com as aventuras diletantes de um grupo de poetas de onde se destaca o famoso Olavo Bilac e uma célebre diva francesa, a atriz Sara Bernardt.

Jô Soares não é nenhum gênio literário, mas seus livros são bem escritos, divertidos, detalhados na medida certa e impactantes. Prendem a atenção do leitor. As tiradas são incríveis, inteligentes. Jô sabe arrancar gargalhadas do leitor.

Uma nota especial para o final: é absolutamente surpreendente e divertido.


Larissa Klein

1 comentários:

  1. Meninaa que achado, não sabia que ele era escritor e adorei a historia, fiquei curiosa para ler me parece muito cativante...
    Beijos.

    http://cartaspararomeu-ml.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota