Tecnologia do Blogger.


As doces aventuras de Calvin & Haroldo


Se você era uma criança que preferia brincar a ir para a escola, inventava histórias nas quais ninguém acreditava e não entendia como os adultos conseguiam trabalhar tanto e descansar tão pouco, não se preocupe: você era uma criança feliz. E hoje, adulto(a), você pode encontrar um pouco de si em Calvin, personagem criado pelo quadrinista Bill Watterson.

Há mais de 19 anos não há tiras novas de Calvin: Watterson optou por parar de criá-las em dezembro de 1995. Mesmo assim, a série “Calvin & Haroldo” (“Calvin & Hobbes”, no original) ainda faz sucesso pelo mundo. Calvin e Haroldo realmente deixaram saudades. Mas temos, é claro, a compensação de podermos reencontrar esses velhos amigos nas várias coletâneas e reedições de seus quadrinhos.


O box que eu tenho vem com sete livros, como você vê na foto acima. E se você vive de baixo de uma pedra e não conhece esses personagens, Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Haroldo, um tigre sábio e sardônico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.


O grande mérito dos quadrinhos é trazer grandes (e pequenas) questões existenciais em histórias divertidas, cativantes, inteligentes, sarcásticas e o mais importante: acessíveis a todos. Crianças podem ler. Adultos podem ler. E ambos vão gostar. Enquanto Calvin brinca com Haroldo na neve, finge ser um dinossauro, teima com seus pais ou ainda arruma formas de não fazer seu dever de casa, ele te leva a questionamentos intrigantes e você está pensando naquilo sem nem perceber.

Certamente os fãs da série reencontrarão nos livros alguns momentos favoritos e muitas imagens inesquecíveis. Para mim nada se compara à emocionante tirinha em que Calvin entra em casa gritando desesperado que um “cachorrão” tinha roubado o Haroldo; no quadro seguinte, agarrado à perna de sua mãe seu rosto traz a expressão do desolado desespero de alguém que acabara de perder seu “melhor amigo”.


As tirinhas do Calvin e Haroldo nos trazem uma inocência doce, um humor puro e uma profundidade rara. É uma leitura leve, atemporal e cativante, capaz de levar embora um pouco da seriedade que vamos acumulando ao longo dos anos. Eles serão uma ótima companhia por muitas e muitas horas. Depois, esperarão impacientemente na estante, para fazer amizade com seus filhos e netos. Daquele jeito inquieto que só a infância e os bichos de pelúcia podem ser.

E aí você é fã de Calvin & Haroldo?

Larissa Klein


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ;)

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota